Feliz 2025! Antes de qualquer coisa, afinal, celebrar a vida também pode ser um aprendizado para muitas pessoas. Você já celebrou sua vida hoje? Como fazer com que os planos do começo do ano sejam cumpridos? Bom, minha primeira resposta instintiva seria: do começo! Mas como assim, Joana? Primeiro, quanto espaço existe na sua vida para você poder sonhar? Colocar no papel tudo o que deseja, sem medo de que seja grande demais ou de que não seja possível? Sem se preocupar se será atingido ou não? Quantas vezes você desistiu de algo sem ao menos tentar? Desistiu de algo por não se achar capaz ou merecedor? Como pensar no cumprimento de metas se, muitas vezes, nem sabemos como colocá-las?
No meu curso “Você é sem querer ou de propósito?”, instigo a possibilidade de sonhar e compreender tudo o que te impede de sonhar: suas crenças, onde as aprendeu, tudo aquilo que te impede de construir uma vida conforme você acredita. Já parou para pensar em tudo isso? Se não, te convido.
Acredito que este seja um grande e fundamental passo, afinal, se as sementes daquilo que você deseja construir em sua vida não tiverem espaço para existir, como começar a organizar os planos e metas?
Depois disso, é importante refletir sobre a ordem de prioridade, afinal, não dá para fazer tudo ao mesmo tempo. Mais uma vez, precisamos começar de algum lugar.
Olhe sua lista, dialogue com ela, perceba por onde você quer começar. Essa definição pode ser feita através de diferentes métricas: prioridade, urgência, o que te dá mais prazer, enfim, a lista é sua, comece como fizer sentido para você. O importante é seguir, nem que seja um passo por vez.
Existe uma frase budista que eu adoro e uso muito: “Caminhe que o caminho se abrirá.” Muitas vezes, não temos respostas, mas ficar parado não nos leva a lugares diferentes, simples assim. Então, caminhe!
Outra coisa importante: quando começar a caminhar, perceberá que, de alguma forma, uma mágica começa a acontecer. Pessoas interessantes podem surgir em sua vida, assim como oportunidades e experiências que vão te ajudando nessa caminhada. Acredite!
Ao definir por onde começar, comece de novo! Veja como quer organizar este item: o que precisa ser feito, quando e como. Avalie se precisa de algum prazo, se pode ser feito sozinho ou terá que ser feito em parceria, e onde precisa ser feito. Utilize o famoso "The Five W's and H" (What, Who, When, Where, Why e How)", que quer dizer:
- O que precisa ser feito?
- Quem deve fazê-lo? Você ou será necessário pedir ajuda?
- Quando?
- Onde?
- Por que deseja fazê-lo?
- Como irá fazê-lo?
Para cada sonho, desejo ou tarefa (como preferir chamar), responda a essas perguntas. Isso vai te ajudar profundamente a entender sua prioridade de forma mais prática e objetiva. Inclusive, isso vai te permitir revisitar esta lista de tempos em tempos e acompanhar sua evolução.
Joana, mas e se eu travar?
Ah, isso pode acontecer, e é profundamente normal e humano. Daí podemos conversar com mais profundidade e entender o que te impede, paralisa ou te faz procrastinar. Para cada ser humano pode haver um motivo, e todos são muito dignos e reais.
Vamos juntos nesta jornada? Um lindo 2025 e um ótimo exercício!
Até breve e um abraço,
Joana Madia.
Comments